E QUANDO SUA ORAÇÃO NÃO É RESPONDIDA?

9
2241370

Imagine a seguinte cena: a igreja está cheia e o culto é dedicado ao louvor e ao testemunho de bençãos recebidas.  Aí uma senhora grisalha se levanta, pede a palavra e diz: “Não recebi graça nenhuma. Venho orando há muito tempo e minha oração não foi respondida e nem sei se será, porque acho que estou pedindo errado. Mas continuo confiando em Deus.” Quando o depoimento acaba, todos ficam olhando para aquela mulher, tão frágil, mas também tão corajosa, sem saber bem o que dizer.  Seria ela um exemplo de “fracasso” ou de “sucesso” espiritual? 

Eu nunca vi isso acontecer de verdade – a cena que descrevi foi apenas fruto da minha imaginação, embora reflita uma realidade da vida. Afinal, há muitas orações não respondidas. E as pessoas não gostam de falar sobre isso, pois se sentem fracassadas espiritualmente. 

Mas, nem sempre uma oração que parece não ter sido respondida significa um “fracasso” espiritual. Vejamos alguns exemplos:  

  • Jesus passou uma noite em oração antes de escolher os doze apóstolos (Lucas capítulo 6, versículos 12 e 13), naturalmente procurando orientação para fazer a melhor escolha. Mas esses apóstolos fugiram no momento em que Jesus mais precisava do apoio deles, um deles (Judas) o traiu e outro o negou (Pedro). A oração de Jesus parece não ter sido respondida por Deus.
  • Jesus pediu pela unidade cristãos (João capítulo 17, versículos 20 a 23). Ora, essa não é a experiência vivida pela igreja cristã – existem dezenas de milhares de denominações que se dizem cristãs. Essa oração também não foi atendida.
  • Paulo pediu que Deus lhe retirasse um “espinho” na carne e recebeu como resposta que a graça de Deus lhe bastava (2 Coríntios capítulo 12, versículos 7 a 10). 

Na verdade, Deus costuma ter razões muito boas para não atender a maioria dos pedidos que lhe são feitos, sem que isso signifique um fracasso espiritual de quem pede. Para explicar melhor isso, vamos analisar com mais profundidade os casos de oração não respondida citados acima para ver o que pode estar por trás da falta de resposta de Deus:

  • Outra perspectiva de tempo: Deus opera numa perspectiva de tempo diferente da nossa. Assim, pode ser que o pedido venha a ser atendido no tempo de Deus e não naquele que a pessoa espera. Voltando ao exemplo da oração de Jesus antes de escolher os apóstolos, a história do início da igreja cristã comprova que os apóstolos cumpriram seu papel, depois de um longo e doloroso aprendizado. Mesmo aquele que traiu Jesus (Judas) serviu como exemplo do que não deve ser feito. Portanto, se olharmos o resultado da atuação dos apóstolos na época da crucificação de Jesus, concluiremos que eles fracassaram, mas se analisarmos a mesma situação 30 anos depois, a conclusão será totalmente diferente. 
  • A pessoa pediu errado: o apóstolo Paulo reconheceu que não teria sido bom para ele ficar livre do “espinho” na carne (2 Coríntios capítulo 12, versículo 7). Provavelmente, ele se referia ao perigo de deixar-se levar pelo orgulho. Naquelas circunstâncias, ter o “espinho” foi bom para Paulo, pois o manteve humilde. Portanto, a pessoa pode pedir algo que não seja bom para ela, ou moralmente certo, e aí Deus não vai mesmo atender.
  • Deus tem coisa melhor preparada: no caso do pedido de Jesus pela unidade da igreja, acredito que o pedido se referia de fato à unidade espiritual das pessoa e não a manter todo o conjunto de fiéis debaixo de um único “guarda chuva”. Se todos os(as) cristãos(ãs) se filiassem a uma única organização, ela seria gigantesca, com mais de 2,3 bilhões de fiéis espalhados pelo mundo – a igreja católica, que tem cerca de metade desse tamanho, sofre demais com isso. Essa igreja cristã gigantesca impossível de administrar, lenta em responder às necessidades das pessoas, etc. A parte dinâmica do cristianismo hoje em dia é formada pelas igrejas independentes, onde a decisão é essencialmente tomada no local, de acordo com as necessidades das pessoas diretamente envolvidas. Assim, se a igreja cristã perdeu em união, ganhou uma coisa mais importante: agilidade e poder de adaptação. E o resultado final parece ter sido ser melhor.

Concluindo, quando sua oração parecer não ter sido respondida, procure analisar o que aconteceu. Estude casos na Bíblia cujas circunstâncias sejam similares às que você está vivendo e procure entender como Deus agiu naquelas outras oportunidades.

E mesmo que não entenda bem as razões de Deus, confie que Ele está fazendo o melhor por você. Tenha sempre essa certeza no seu coração. 

Agora, se sua confiança (fé) fraquejar, peça ajuda. Foi isso que João Batista fez quando estava preso e ficou na dúvida se Jesus era mesmo o Messias tão esperado – aí ele mandou seus discípulos procurarem Jesus e recebeu a resposta e o apoio espiritual que precisava (Mateus capítulo 11, versículos 2 e 3).

Nos momentos em que sua fé fraquejar, procure irmãos(ãs) na fé ou um(a) pastor(a) de sua confiança. Converse com essas pessoas e ore junto com elas. E peça para que continuem a apoiar você em oração, durante esses momentos difíceis.

Fique firme, que a crise vai passar. 

Com carinho

9 Comentários


  1. Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3832
    Rosangela

    Veio de encontro ao meu momento atual em rehabilitação de um avc precisando a voltar a a ndar sei creio que Deus vai operar esse milagre em minha vida pois vai ser um milagre em toda família pois me vira quase morta na Uti e voltar a andar eu poderia voltar a ajudar meus pais meus a migos e voltar a cuidar da minha casa/marido minha vida


    • Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3832
      Vinicius Moura

      Cara Rosangela

      Que Deus abençoe muito você e traga sua total recuperação, para que você seja uma grande benção na obra de Deus aqui na terra. Tenha fé e aguarde em Deus.

      Abs


  2. Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3832
    Juliana

    Me ajuda por favor
    JC

    Juliana Cardoso
    ter 04/07/2017 20:36
    Itens Enviados
    Para:
    robertavicentecontato@gmail.com;
    Evernote
    Queria muito mandar isso por email, pq é algo muito intimo, estou desesperada, buscando uma resposta pro maior problema que me aflinge tem sido meu unico objetivo de vida. Sei que vc é plena pelo que acompanho no yt tenho buscado conselhos mas muitos sem respostas.

    Não tenho como contar desde o começo mas resumindo a 4 anos atras tive minha fé abalada por questionamentos sobre a existencia de Deus. Nesses ultimos 4 anos tentei ao maximo ser leal a vontade de Deus (ou o que eu lia na biblia ao menos ) , e posso afirmar que atraves da minha força de vontade e empenho isso me transformou muito.

    No começo desse ano começou novamente o abalo, tentei me esquivar, lendo a biblia todos dias, estudando e conversando com Deus (embora só eu falasse) na real estava apenas me enganando.

    O que está acontecendo comigo hoje é o seguinte, me sinto obrigada a tomar uma posição, ou me torno cristã (minha conversão foi a 2 anos pensei que era real mas por essas duvidas acho que nao) ou ateia, e essa tem sido a decisão mais dificil da minha vida, tenho reunido muitos fatos historicos e cientificos, como eu ja disse eu tenho conhecimento biblico, estou relendo genesis, e eu sei que questionamentos vao surgir, mas uma coisa que não entendo, e é contrario a biblia é como eu estando a procura de Deus, uma busca que tem mexido muito comigo, por quais motivos um pai amoroso nao se apresentaria ao seu filho vendo seu desespero pela verdade, a propria biblia diz que aquele que buscardes de coracao encontrara. Nesse momento respostas como “ore pra Deus/espirito santo eles te responderam” ou “tem que acreditar” são respostas que não me trouxeram paz e liberdade, eu sou afavor de “conheça a verdade e ela te libertará”. Olhem minha dor nao tem cicatriz é uma ferida bem profunda eu nao quero conviver com isso.

    Ouço muitos relatos de manifestações do espirito santo, revelações, milagres, pelo amor de Deus é tudo que eu preciso na minha vida nesse momento sem paz. Isso não é exigencia de prova, mas coerencia já que Deus não é Deus de dúvidas. ps: ja conversei com um líder sobre isso e sua resposta foi “é mais tem que acreditar”. Isso foi mais um desabafo em meio a inúmeros sem nenhuma resposta coerent


    • Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3832
      Vinicius Moura

      Minha cara

      Entendo sua angústia e vou tentar ajudar. Mas, antes de tudo, um esclarecimento; Quando Jesus disse conhecereis a verdade e ela vos libertará, essa declaração nada teve a ver com a busca que você vem fazendo por entendimento. O contexto foi totalmente outro. Jesus tinha dito antes que Ele mesmo era o Caminho, a Verdade e a Vida. Então, a Verdade que liberta é Ele mesmo. Aí está o significado real da declaração d´Ele.

      Assim como você, muita gente quer chegar à fé pelo entendimento. E infelizmente isso é muito, mas muito difícil de fazer. E vou dar um exemplo para que você entenda melhor. Imagine que você conheça um rapaz e se convença que ele é o melhor para sua vida, que será um marido excelente. Agora, esse conhecimento não garante que você vai amá-lo de todo coração, pois conhecimento e sentimento são coisas de natureza diferente. Uma influencia a outra, é verdade, mas ainda assim são coisas distintas.

      O mesmo ocorre com o entendimento e a fé. Os filósofos discutem há séculos se devemos crer primeiro, para entender depois, ou entender primeiro, para crer depois. Tem gente que defende uma coisa e outras pessoas defendem outra. Tem gente que vai por um caminho, enquanto outros escolhem caminho diferente.

      Você escolheu tentar entender as coisas antes. Tudo bem. Não há nada de errado nisso. Mas, esse é um caminho mais difícil do que o outro. E tenha em mente que há coisas que você nunca vai entender completamente (basta pensar na pequenez do ser humano diante da imensidão do universo) e outras que você passará a entender de forma diferente à partir do momento que sua fé crescer.

      Infelizmente você não disse quais dúvidas concretas você tem, assim não posso ajudar você a respondê-las. Se você me disser em mais detalhes, prometo responder, caso saiba.

      Abs


      • Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3832
        Juliana

        Olá, obrigada.

        Eu tenho duvidas em relação ao tempo, em que a bíblia cita 6 mil anos e a ciência milhões de anos em relação a terra. Dinossauros que existem a mais de milhões de anos, provado através do papel carbono não se encaixa nessa história.

        Mas a realidade nada se compara com meus conflitos internos. Eu não sei o que tem acontecido esse ano. Mas esta sendo super solitário. Eu gosto da solitude. Mas principalmente agora que estou de férias tenho muito tempo pra pensar, foi assim no começo no ano e agora. Questionar a existência de Deus me magoa, mas eu seguir algo só pq sei que funciona sem ter ctz que ele esta aqui por nós me leva a angustia. Aqui entra minha maior duvida, na minha angustia o clamei, com todo meu coração e forças, ele não me respondeu e assim surgiu dentro de mim essa dor. A bíblia que se caracteriza por sua palavra diz que todo aquele que o chamar de todo coração ele ouvirá se soubermos pedir, eu peço compaixão de minha alma pra ele me responda de alguma forma que ausente do meu coração a duvida. A bíblia diz que ele não é Deus de dúvidas.

        Estou angustiada pq não quero viver uma vida em que eu não viva, pensamentos suicidas me tomam. Talvez pq viver num mundo mal sabendo que Deus não existe não faz sentido pra mim. Espero que isso não seja blasfemia eu quero acreditar. Só não entendo o pq de um pai ver que seu filho o pede por uma resposta que é nessa certeza geraria muito frutos. Eu o pedi – pai me responda eu conheço a bíblia e estou disposta a me doar completamente, como já tenho essa tendência se o senhor me deres certeza de sua existência-.

        Vinícius você para pra ler a mensagem de um estranho é muito caridoso. Eu realmente gostaria ter de falar com alguém sobre isso. Alguém espiritual. Eu não quero desistir mas ultimamente isso tem me tomado. Pq esses milagres de pessoas que contam tanta maravilhas não acontece comigo? Eu não estou pedindo demais.

        Perdoa-me todo esse texto. É que eu preciso de uma vez por todas colocar fim nessa duvida. Se eu escolher fingir que tá tudo OK, mas tarde esse questionamento vai voltar de novo, eu sei, foi assim em 2014 depois da minha conversão, e agora ela surge novamente. Eu sigo tudo dentro do que é certo, o único pilar negativo é meu relacionamento com minha mãe devido suas cobranças (arrumar a casa -isso é ridículo da minha parte mas é mais complicado do que parece, por ter um ar de domínio “só serei gentil se vc fizer isso e tal)

        É estranho me abrir com uma pessoa que não me conhece mas eu tenho uma boa essência. Estou desempregada a 1 ano e fico em casa apenas lendo livros pq esse questionamento tem me mantido assim.

        Eu tenho 22 anos tem sido uma período difícil. Essa semana estou bem depressiva a morte de uma pessoa que eu admirava e amava (ches bennington) esta recheio comigo, desde minha conversão eu me livrei de muitas coisas inclusive de música secular não entra em questão agora mas me chateia tbm o fato de eu ter me afastado de tantas coisas em nome de Deus e eu agora estar nesse triste impasse.

        Bom dei alguns detalhes de mim. E espero que em nome de Jesus eu tenha uma saída em Deus.


        • Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3832
          Vinicius Moura

          Cara Juliana

          Agradeço sua confiança em abrir seu coração aqui. E acho que isso é resposta às suas orações. E explico a razão.

          Tem uma passagem com o profeta Elias (1 Reis 19:1-18), quando ele ficou numa situação como a sua. As causas não foram as mesmas, mas o sintomas se parecem: Elias não tinha ânimo para nada. E em dado momento, pediu para ver Deus (parecido com você). E vários fenômenos poderosos, como vento e terremoto, apareceram, mas a Bíblia diz que Deus não estava em nenhum neles. Deus falou mas num murmúrio – a expressão bíblica é um “cicio suave”.

          Ora, se a gente não prestar muita atenção não vai ouvir um murmúrio. E é exatamente isso que acontece na prática: Deus fala mas as pessoas não conseguem ouvir, pois estão muito ocupadas com suas próprias queixas.

          O fato de estarmos aqui dialogando é uma resposta de Deus. Ou você acha que Deus nos colocar em contato é um acaso? Você sabe quantas pessoas entram neste site diariamente? 200 mil. E essa resposta está sendo dirigida para você. Você pediu e Deus respondeu, colocando no seu caminho pessoas que podem te ajudar. Talvez não fosse a resposta que você queria, mas foi assim que Ele decidiu, portanto, deve ser o melhor para você.

          Agora, para sair disso você precisa fazer algumas coisas. Primeiro, reconhecer o privilégio de
          ter um Deus que se preocupa com você. Que age para te ajudar nas dificuldades. Reconheça isso e seja grata, não a mim, mas sim a Ele. Louve-o de todo o coração.

          A segunda coisa é conseguir ouvir o que Deus fala e perceber o que Ele faz. Você se pergunta por que milagres não acontecem na sua vida. Acho que acontecem sim, mas talvez não da forma que você imagina e por isso você não percebe. Vou dar um exemplo.

          A maioria das pessoas pensa que os maiores milagres que Deus fez com Israel, quando Ele tirou aquele povo da escravidão do Egito, foram as coisas grandiosas, como as dez pragas ou a abertura do Mar Vermelho. Na verdade, Deus fez um milagre ainda maior – eu o chamo num texto aqui no site de o “milagre silencioso”. Deus transformou, num período de apenas 40 anos, um povo acostumado havia 430 anos a ser escravo, num povo guerreiro, confiante, capaz de conquistar a Terra Prometida. Isso é uma coisa inacreditável, sem paralelo na história. Agora, esse milagre foi “silencioso”. ocorreu dentro das pessoas. Não chamou atenção, mas sem ele Israel nunca teria se estabelecido como povo. Nunca teria conquistado Canaã.

          Será que Deus já fez e/ou está fazendo coisas maravilhosas na sua vida e você simplesmente não se dá conta? Pense nisso.

          Eu poderia responder suas dúvidas sobre a questão da criação do mundo – tenho um texto aqui no site que fala sobre essa questão. Mas penso que esse não é seu problema principal. Sua dúvida nasce, na verdade, naquilo que você pensa ser o silêncio de Deus. Como você não consegue perceber a ação d´Ele na sua vida, você começou a duvidar. Simples assim.

          No momento em que você sentir que Ele está presente, ao seu lado, suas dúvidas vão desaparecer. Mas, se você quiser, poderemos falar sobre essas questões em outra troca de mensagens. E esteja segura que há sim boas respostas para todas essas questões.

          Espero ter ajudado.
          Abs


          • Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3832
            Juliana

            Vinícius, estou muito agradecida, me felicito por pessoas como vc que ajuda ao próximo apenas por ser plenamente bom, obrigada pelas palavras.

            Pra encerrar essas questões aqui, eu gostaria de saber se eu posso pedir uma prova pra Deus, e como a bíblia enxerga (levando em consideração a minha luta em buscar uma verdade).

            O que achas de pedir por exemplo uma prova especifica, como conseguir um emprego em certo período/prazo ou em certo lugar. Eu já ouvi um caso em que o Luciano subira conta de um cara que estava preste a abandonar sua fé, ele pediu que Deus mandasse, como sua última tentativa, uma pessoa ate uma barraca de milho onde ele estaria esperando nas proximidades, e que a pessoa entregasse o milho a ele. E assim foi.

            Obrigada por toda sua atenção


          • Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3832
            Vinicius Moura

            Cara Juliana

            Pelo que entendi, você me perguntou se pode pedir a Deus uma prova que ele existe e citou como exemplo conseguir um emprego. Se foi isso, lamento mas minha resposta para você é não. A Bíblia é muito clara que já temos as provas necessárias que Deus existe – basta olhar para a natureza. Para a complexidade do que existe a nossa volta, que, por si, prova a existência de Deus. Por isso o apóstolo Paulo falou que ninguém é desculpável por não acreditar em Deus.

            Deus não precisa provar nada para você. Tenha isso em mente. É você quem precisa de Deus e não o contrário. Deus te ama e quer você junto a Ele. Mas, Deus não precisa provar nada a você, não deve nada a você. Ele é soberano sobre todas as coisas. Você, assim como eu, é que precisa d´Ele.

            Agora, se você acredita em Deus, pode sim pedir coisas a Ele, como ajudá-la a encontrar um emprego. Mas, como fazer isso se você tem dúvida?

            Se você tiver dúvida sobre alguma coisa específica – por exemplo, não entender algum ensinamento da Bíblia – você tem todo direito de perguntar a quem souber, ou mesmo a Deus. Mas, condicionar sua crença n´Ele a uma benção, como conseguir um emprego, não está de acordo com a Bíblia.

            Minha sugestão para você é que aceite a soberania de Deus e se entregue a Ele. Comece a orar, a estudar a Bíblia e a louvar. E verá Ele atuar na sua vida.

            Abs


  3. Notice: get_user_by_email está obsoleto desde a versão 3.3.0! Use get_user_by('email') em seu lugar. in /home/sercrist/public_html/wp-includes/functions.php on line 3832
    Anônimo

    Oi, Vinicius.

    Me diga uma coisa: vc acha que tem respaldo na Bíblia aquela questão de lei da atração, força do pensamento positivo, etc? Pq, por elas, todo pedido feito com fé seria atendido.

    Abraço!

    Miss Blueberry

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here