OS NOMES DE DEUS

0
1011

A Bíblia dá diferentes nomes e títulos para Deus visando revelar características importantes da sua natureza e/ou modo de agir. 

Agora, o nome pessoal de Deus foi revelado por Ele numa conversa que teve com Moisés: “Eu sou quem sou” (Êxodo capítulo 13, versículo 12 e capítulo 6, versículo 3). Uma forma análoga de representar esse mesmo nome é o famoso Tetragrama, isto é uma palavra de quatro letras: “YHWH”.  

Os judeus nunca pronunciavam o Tetragrama para não violar o mandamento que proíbe tomar o nome de Deus em vão. Por causa disso, quando precisavam falar o nome de Deus, usavam em seu lugar a palavra “Adonai” (Senhor). E com o tempo, perdeu-se a pronúncia original do Tetragrama.

Os estudiosos da Bíblia adotaram o hábito de agregar ao Tetragrama algumas vogais para facilitar sua pronúncia. Agora, as vogais agregadas nem sempre são as mesmas – por exemplo, há quem use as vogais da palavra Adonai, já outros usam as vogais de Elohim. Daí apareceram diferentes versões para o nome de Deus, como “IEHOWÁ” (de onde vem a forma que mais conhecemos, “Jeová”) ou “IAHWÉ”.  

Alguns títulos dados a Deus 

  • Elohim (p. ex. Isaías capítulo 54, versículo 5): É a forma plural do nome El, que significa “o Poderoso”. O plural é usado para significar majestade e também aponta para a Trindade. 
  • El Shadai (p. ex. Salmo 91, versículos 1 e 2): Significa Poder Provedor (há dúvidas se esse é mesmo o significado correto). 
  • Elion (p. ex. Salmo 9, versículo 2): Significa Deus Altíssimo. 
  • El Olam (p. ex. Gênesis capítulo 21, versículo 33): Significa Deus Eterno. 
  • JEOVÁ Jiré (p. ex. Gênesis 22, versículo 14): Significa o Deus que provê. 
  • JEOVÁ Nissí (Êxodo capítulo 17, versículo 15): Significa Deus é minha bandeira. 
  • JEOVÁ Shalom (p. ex. Juízes capítulo 6, versículos 24): Significa Deus da Paz. Um alternativa preferida oir muitos é “Poder da Plenitude”.
  • JEOVÁ Sevaôt (p. ex. 1 Samuel capítulo 1, versículo 3): Significa o Senhor ou Eterno dos Exércitos. 
  • JEOVÁ Sidquênu (p. ex. Jeremias capítulo 23, versículo 6): Significa o Senhor da Justiça.
  • JEOVÁ Shamá (p. ex. Ezequiel capítulo 48, versículo 35): O Senhor está aqui.

Concluindo, Deus pode ser invocado de muitas formas. E qualquer que seja a forma usada – chamando-o pelo seu nome ou por um dos seus títulos ou simplesmente por “Pai” -, pode ter certeza que Ele sempre ouvirá você.

Com carinho

 
The following two tabs change content below.

Vinicius Moura

Nasci em 1951. Já estou entrando naquela idade em que as pessoas não mais buscam aventuras, mas, de certa forma, este blog é uma aventura para mim, pois não sei bem o que esperar dele. Sou evangélico desde o nascimento. Sou também autodidata e venho me dedicando a esse tipo de estudo há mais de 20 anos. Tenho a oferecer, no papel de mediador deste blog, a experiência que acumulei ao longo de todos esses anos. Quero mostrar para as pessoas um cristianismo que liberta o ser humano – do pecado, das ansiedades, da falta de sentido, etc – e não uma religião dogmática, que aprisiona, pela imposição de um monte de regras e através da culpa.