A BÍBLIA MANDA NÃO CONFIAR EM NINGUÉM?

0
15466

Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens… Jeremias capítulo 17, versículo 5

Outro dia discuti aqui no site se seria pecado dar fiança para outra pessoa (veja mais), coisa que não acredito ser errada e proibida pela Bíblia.

Conversando sobre essa questão, neste último fim de semana, alguém citou o versículo de Jeremias, que abre este post, que parece proibir depositar confiança em outro ser humano. Sendo assim, a fiança parece estar proibida por causa disso.

O  problema com essa interpretação é que o texto de Jeremias não fala apenas sobre fiança e sim sobre confiança de forma geral. Assim, estaria proibida não somente a fiança, mas também que o marido depositasse confiança na própria mulher e vice-versa. Afinal, são dois seres humanos confiando um no outro.

Como também seria proibido que o pai confie no próprio filho e vice versa. E mais ainda que o(a) cristão(â) deposite confiança no(a) próprio(a) pastor(a). E até que esse(a) pastor(a) confie no(a) no(a) seu(sua) bispo(a).

Em outras palavras, se aceitarmos essa interpretação, não estaria sendo proibida apenas a fiança, mas também qualquer outra relação de confiança. E a vida em sociedade seria impossível.

Ora, a Bíblia está cheia de situações onde pessoas confiaram umas nas outras – um belo exemplo é a Igreja Apostólica, onde as pessoas tinham tudo em comum e cabia aos apóstolos distribuir os bens de acordo com a necessidade de cada uma (Atos dos Apóstolos capítulo 2, versículos 42 a 47). Portanto, essa interpretação não pode estar certa. 

Esse interpretação desse versículo de Jeremias demonstra claramente o perigo de analisar um versículo fora do seu contexto – fazer isso torna possível chegar a qualquer conclusão. Vamos então voltar ao texto de Jeremias e ver o que está acontecendo. Mas agora, vou transcrever a passagem completa:

Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém. Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes e não ficará ansiosa no ano da seca, nem deixará de dar fruto”. Jeremias capítulo 17, versículos 5 a 8

Repare que o profeta não está discutindo se seres humanos podem ou não confiar uns nos outros. Ele está criticando quem confia mais em outro ser humano do que em Deus. 

E não importa, nesse caso, em quem se está depositando tal confiança irrestrita – marido(esposa), filho(a), amigo(a), pastor(a), chefe, Presidente da República, etc. Pode ser a melhor pessoa do mundo e ainda assim isso está errado. E é pecado. 

Afinal, quem confia mais em outro ser humano do que em Deus, está colocando essa outra pessoa no lugar d´Ele e, por causa disso, comete pecado, pois há um mandamento que proíbe colocar qualquer coisa diante de Deus (Êxodo capítulo 20, versículos 2 e 3). E é desse pecado que decorre a maldição incluída pelo profeta Jeremias nesse texto.

E isso faz todo sentido. Afinal, nenhum ser humano, por melhor intencionado que seja, pode dar total garantia a outra pessoa. Isso simplesmente não é possível. No texto, citado acima, onde discuti a questão da fiança, eu lembrei o caso de um amigo meu – pessoa muito séria -, para quem dei fiança e que morreu inesperadamente. E naturalmente, ela não pode me pagar e eu fiquei com o prejuízo.  

Portanto, a confiança absoluta do ser humano só pode ser depositada em Deus. É para Ele que devemos olhar, quando buscamos garantia plena.

Agora, isso não quer dizer que não podemos ou devemos confiar em outras pessoas. Isso é absolutamente necessário para viver em sociedade. Mas esse tipo de confiança nunca pode ser igual àquela que temos em Deus. Só isso.

Com carinho 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here