NÃO SE PODE SERVIR A DOIS SENHORES

0
2789

“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração…”Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Mateus capítulo 6, versículos 19 a 24

Muitas pessoas pensam que neste ensinamento Jesus falou contra a pessoa juntar riquezas, pois quem fizer isso, estará pecando aos olhos de Deus. Mas não creio que esse seja o ensinamento real aqui. Eu me explico.

A palavra chave nesse ensinamento é “tesouro”, que significa algo extremamente valioso para quem o possui. E Jesus disse para não ajuntar “tesouros” na vida terrena. Isso significa não ter nessa vida coisas materiais mais valiosas do que qualquer coisa de natureza espiritual.

As coisas materiais que costumam ser importantes, os “tesouros” da pessoa, são de naturezas diversas: a mais comum delas é a riqueza (dinheiro e bens materiais), mas o ensinamento não se limita a elas. Cobre também a glória deste mundo (como a boa fama), a posição social e outras coisas assim.

Jesus alertou que onde estiverem os “tesouros” da pessoa, aí também estará seu “coração”. Para entender bem o significado dessa declaração, é importante saber o significado da expressão “coração” no tempo de Jesus.

Para nós, hoje, quando tomamos uma decisão baseada nos sentimentos, dizemos que usamos o “coração”. Ou seja, o “coração” funciona como a “sede” dos sentimentos. Mas na época de Jesus não era assim. Para os contemporâneos de Jesus, o “coração” era a “sede” da mente. Como prova do que acabei de falar, veja essa conhecida frase de Paulo: 

Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos capítulo 10, versículo 9

Esse é o ensinamento clássico de Paulo fala sobre a condição para qualquer pessoa ser salva, que é a fé em Jesus Cristo como seu Salvador. E Paulo se referiu a tal fé como “crer no coração“. Se Paulo entendesse “coração”, como fazemos hoje, o significado dessa frase seria que a pessoa deve crer em Jesus com base nos seus sentimentos.

Mas isso não faz sentido, pois a fé não vem assim. As pessoas creem com base na sua mente, ou seja naquilo que entendem e sobre o qual adquirem convicção. Agora, a declaração de Paulo passa a fazer todo sentido se “coração” for a sede da mente. Portanto, era assim que as pessoas daquela época entendiam essa ideia.

Voltando ao ensinamento que deu início a este post, ali Jesus falou que onde a pessoa tiver seus “tesouros”, aí também estará seu “coração”. Ou seja, se a pessoa tiver coisas materiais que realmente valorize – dinheiro, bens materiais, fama, posição social, etc – aí também estará sua mente, sua confiança. 

E Jesus ainda alertou que ninguém pode servir dois senhores ao mesmo tempo, pois acabará desagradando a um deles. O significado disso é o seguinte: se a confiança da pessoa estiver nos seus “tesouros”, não poderá estar também em Deus. Se ela tornar-se dependente das coisas materiais, não mais precisará ter fé em Deus, pois já se sentirá suficientemente segura. Simples assim.

A conclusão lógica disso tudo é simples: colocar confiança em coisas materiais torna os “tesouros” da pessoa num deus, no seu senhor. E sabemos que não se pode ter outro deus diante do nosso Deus, logo essa atitude é pecado.

Foi por isso que Jesus começou seu ensinamento dizendo que a pessoa deve juntar tesouros espirituais, baseados no Reino de Deus, pois esses não são roubados nem se deterioram. Esses são os verdadeiros “tesouros”.

Em outras palavras, Jesus ensinou que primeiro a pessoa deve buscar Deus e seu Reino, e a partir daí pode ter certeza que suas necessidades serão atendidas (Mateus capítulo 6, versículo 33). E nunca deve colocar sua confiança nas coisas materiais.

Com carinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here