ESTEJA PREPARADO

0
118

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas capítulo 12, versículo 20

O Brasil todo se emocionou com a morte do ator Domingos Montagner, ocorrida poucos dias atrás, por causa de uma terrível acidente. É sempre chocante ver uma vida se perder de forma tão inesperada e no auge da sua carreira artística. Espero que a família dele possa encontrar consolo em Deus…

Uma das coisas que mais me emocionou foi ler que o ator tinha comprado uma casa para sua família apenas duas semanas antes de morrer. Provavelmente nunca habitou a casa em que tinha sonhado em viver com sua família. 

Tudo isso me lembra uma verdade que incomoda muito: vivemos – todos nós – como se a vida não fosse acabar nunca. Como se as coisas fossem permanentes. Mas infelizmente não são.

Jesus falou sobre isso através de parábola contando a estória de um agricultor muito rico, que resolveu ampliar seus celeiros para poder acomodar uma produção de grãos crescente. E imaginou poder depois poder aproveitar o que tinha acumulado na vida. E aí sua vida acabou.

Um autor de quem gosto muito ensinou que pensar na morte é como olhar diretamente para o sol: só conseguimos fazer isso por pouco tempo. E em certo sentido, isso é bom, pois essa percepção de permanência, de imortalidade enfim, estimula as pessoas a planejarem, a investirem hoje para recolherem os frutos no futuro e assim por diante. E esse é um dos motores do progresso da humanidade. 

Agora, isso não quer significa que possamos viver sem levar em conta que a vida não dura para sempre. Sem nos darmos conta que basta um instante para tudo mudar.

Quem não entende isso é arrogante ou insensato – na frase que abre este post, Jesus chamou o lavrador rico de “louco”, expressão que tem esse mesmo sentido.

Jesus nos advertiu muito sobre a necessidade de estarmos preparados. E contou inúmeras parábolas falando sobre isso, como a do ladrão que chega inesperadamente ou a dos convidados que chegaram atrasados  para uma festa e não puderam entrar.

Mas devemos estar preparados para quê? Acredito que Jesus durante seu ministério tratou sobre duas coisas. A primeira foi alertar as pessoas sobre os altos e baixos da vida. Afinal, ninguém vive somente momentos bons. Parece ruim dizer isso, mas essa é a mais pura realidade. E precisamos estar preparados para ela.

A segunda coisa é estarmos preparados para prestar contas para Deus daquilo que fizemos com nossas vidas.  Cedo ou tarde vamos estar diante de deus para falar sobre o que fizemos e também sobre o que deixamos de fazer. Isso porque pecamos não somente pelo que fazemos de errado mas também pelo bem que deixamos de fazer (pecado por omissão).

Concluindo, que eventos tristes, como a morte desse artista querido, guardam grande ensinamento: a vida não é permanente. Não importa quem sejamos, todos passaremos por momentos bons e ruins nessa vida e em dado momento, iremos cruzar uma ponte que vai nos levar para outra realidade. 

É preciso, pois, estar preparado. Sempre.

Com carinho 

 
The following two tabs change content below.

Vinicius Moura

Nasci em 1951. Já estou entrando naquela idade em que as pessoas não mais buscam aventuras, mas, de certa forma, este blog é uma aventura para mim, pois não sei bem o que esperar dele. Sou evangélico desde o nascimento. Sou também autodidata e venho me dedicando a esse tipo de estudo há mais de 20 anos. Tenho a oferecer, no papel de mediador deste blog, a experiência que acumulei ao longo de todos esses anos. Quero mostrar para as pessoas um cristianismo que liberta o ser humano – do pecado, das ansiedades, da falta de sentido, etc – e não uma religião dogmática, que aprisiona, pela imposição de um monte de regras e através da culpa.

Últimas postagens de Vinicius Moura (ver todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here