AS BOAS NOTÍCIAS DO CRISTIANISMO

0
245

Os principais órgãos da mídia – jornais, rádio, televisão, sites de notícias, etc – preferem veicular notícias ruins. Um escândalo ou morte violenta ocupa muito espaço, enquanto que uma notícia boa costuma ser dada sem muito destaque. Quase sempre é assim.

A predileção por notícias ruins é uma situação que incomoda muita gente. Tem dias que nem quero ler o jornal, pois é uma desgraça atrás da outra. A mídia faz isso por um motivo simples: notícia ruim vende mais do que a boa. Chama mais atenção. 

Não estou defendendo aqui uma visão “cor de rosa” da vida, igual ao dos contos de fada, onde tudo é perfeito e os heróis são felizes para sempre. Problemas existem – são muitos e de toda natureza. E as críticas são necessárias. Mas a vida precisa ser mais do que os problemas e as críticas. É preciso perceber nela o que há de bom e encontrar motivo para ter esperança – daí o incômodo que muitos(as) têm com a predileção da mídia por notícias ruins. 

Outro dia passei por uma experiência interessante em relação a essa questão: um amigo acusou o cristianismo de ser igual à mídia, ao colocar ênfase nas coisas ruins. O foco parece estar no pecado humano, no julgamento de Deus, na condenação ao inferno, etc. Parece que muitos(as) cristãos(ãs) só percebem o lado feio das coisas. Tornam-se pessoas carrancudas, inconvenientes e chatas.

Essa observação tem muito de verdade, pois há mesmo muita gente assim. Falam tanto do diabo, do inferno, do pecado, que esquecem do outro lado. E essa é visão negativa é uma distorção da mensagem cristã. Afinal, a palavra “evangelho” no grego quer dizer “boas novas”. 

E foi isso que Jesus veio trazer ao mundo: as melhores notícias possíveis. Portanto, aceitar Jesus e as boas novas que Ele corporifica deve ser motivo de grande alegria: a Bíblia afirma que há “festa” no céu, toda vez que alguém se converte de fato (Lucas capítulo 15, versículos 7 a 10).

O cristianismo deve ser motivo de celebração constante. De alegria. De esperança. Essa é a mensagem real do Evangelho de Jesus. Mas o que há no Evangelho para trazer tanta alegria? 

Muitas coisas e vou falar aqui apenas de três delas. A primeira e a mais óbvia é a morte de Cristo na cruz para dar acesso a Deus àqueles que n´Ele acreditarem como seu Salvador. Essa notícia é tão incrível que somente ela deveria bastar para nos deixar alegres todo o tempo. 

Outra boa nova de grande importância é o fato que Deus cuida da vida material dos seus filhos(as). Isso não significa garantir-lhes abundância, como defendem muita gente, mas sim nunca ter falta daquilo que é essencial. Jesus nos lembrou que Deus cuida das flores do campo e dos pássaros do céu e, portanto, não irá deixar seus(suas) filhos(as) desamparados(as) (Mateus capítulo 6, versículos 25 a 34). O salmista disse (37, versículo 25) que uma pessoa justa, isso é aquela que faz a vontade de Deus, nunca será abandonada e precisará mendigar o próprio pão, pois Ele vai prover o necessário.

Ora, essa promessa deve ser motivo de grande conforto e segurança, pois não temos controle sobre as coisas que impactam nossas vidas. Crises financeiras, guerras, perseguições políticas e outras coisas assim já destruíram a vida de muita gente que estava numa situação privilegiada na vida.

Outra boa nova é o fato que Deus atende as orações dos(as) seus(suas) filhos(as). Veja o que diz o texto de João capítulo 15, versículo 7:

Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes, e vos será concedido.

Repare como essa promessa é poderosa: podemos pedir qualquer coisa a Deus e esperar o atendimento. Qualquer coisa. Mas há uma condição: isso vale apenas para aqueles(as) que permanecem em Jesus. E o próprio texto explica o que isso: aqueles(as) nos quais a Palavra de Jesus – seus ensinamentos – se faz presente e guia suas vidas. 

É exatamente por isso que Deus pode fazer promessa tão ampla: as pessoas que permanecem em Cristo só irão pedir a Deus aquilo que for da vontade d´Ele. Simples assim.

Concluindo, temos muitos bons motivos para começarmos ao ano alegres e cheios de esperança. Temos as boas notícias vindas de Jesus. Ele veio ao mundo para nos salvar e não há qualquer força que possa impedir isso. Ele nos dá garantia que nossas necessidades mínimas serão sempre atendidas. E podemos pedir a Deus aquilo que esteja de acordo com sua vontade e podemos ter certeza de sermos atendidos.  

Com carinho 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.